Avançar para o conteúdo principal

Séculos XVIII e XIX

Monarquia absoluta:

 Os súbditos (Clero, Nobreza  e Povo) dão legitimidade ao Rei e a Deus que aprova e toma a identidade nacional incontestável.

Porém acontece em 1822 a Revolução Liberal e consequentemente o Rei vai para o Brasil para se refugiar e posteriormente em 1822 regressa para a Constituição. O regime passa de uma monarquia absoluta para o Liberalismo.

A Burguesia emerge onde volta a importância do território, os antepassados e da língua: a instrução nacionalista vai de encontro com o conhecer as origens e fronteiras.
O papel da geografia fica condicionada na forma de transmitir conhecimento: não é isenta onde os problemas sociais não eram mencionados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Silva Teles

Silva Teles tornou-se numa figura importante para a história da Geografia em Portugal. Foi o primeiro professor de geografia, considerado o responsável pela reforma dos estudos geográficos portugueses com relevo nas investigações cientificas. 

A minha recensão crítica ao capítulo "A Geografia escolar no debate epistemológico e didático do mundo contemporâneo"

Em relação a este capítulo acabo por concordar com as ideias do autor José Rivera pois este revela a importância da evolução da Geografia Escolar. A partir dos anos 50 o papel da geografia evolui nos seus paradigmas e na sua epistemologia dando seguimento a uma geografia de "educar e entender o mundo vivido" que porventura os conteúdos programáticos tem a necessidade de renovação: Os programas anteriormente teóricos, abstratos e idealizados precisam de dar lugar a atividades didáticas e investigação para adquirir conhecimento. Preocupações: A facilidade no acesso aos meios de comunicação pode resultar numa insensibilidade aos problemas atuais.